quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Duvidas sobre Adoção? Nós Temos a Resposta.

Nos últimos dias o Publica.com estar abordando o tema adoção. No entanto esse tema não é abordado no dia-dia da sociedade brasileira, muitos discrimina o assunto,  e não sabe o quanto é importante esse assunto. O Brasil, não tem politicas publicas para a adoção, o processo de adoção pode demorar de 6 meses a 1 ano e 6 meses  no máximo, isso se for aprovado pelo juiz da vara infância e da juventude da cidade onde o casal que pretende adotar reside.
No Rio Grande do Norte, existe o portal da Adoção, um site onde os casais que desejam adotar possa tira as duvidas sobre o processo de adoção. Tem Duvidas? Aqui Vai algumas Perguntas e Respostas.

01-Como deve proceder a pessoa que deseja se inscrever como pretendente à adoção?
Primeiramente, deve se dirigir ao fórum de sua cidade ou região, com o seu RG e com um comprovante de residência. Receberá então informações iniciais a respeito dos documentos necessários para dar continuidade ao processo. Após análise e aprovação da documentação, entrevistas serão realizadas com a equipe técnica da Vara da Infância e da Juventude, composta por profissionais da área da psicologia e do serviço social.

02-Como deve proceder uma pessoa que deseja conhecer mais sobre adoção, mas sem assumir ainda um compromisso?
Deve visitar os grupos de apoio a adoção, conversar com outras pessoas que passarão ou estão passando por essa experiência. 
Freqüentar uma reunião de um grupo de apoio não implica em nenhum compromisso e pode ajudar a tomar, ou não, a decisão de adotar uma criança.

03-O que é família substituta?
É aquela que passa a substituir a família biológica de uma criança/adolescente quando esta não pode, não consegue ou não quer cuidar do filho. A família substituta pode ser transitória e não definitiva, como na guarda e na tutela.

04- O que é guarda?
É a posse legal que os cuidadores adquirem a partir da convivência com as crianças/adolescentes. A guarda confere responsabilidade pela assistência material, afetiva e educacional de uma criança. É concedida a abrigos, famílias guardiãs e candidatos a pais adotivos durante o estágio de convivência, que precede à adoção.

05- O que é um abrigo?
Os abrigos são as instituições que abrigam as crianças quando não podem ficar com os pais. É uma solução temporária. Em alguns casos a permanência é de alguns dias, como no caso dos recém nascidos. Em alguns casos dura até que essas crianças atinjam os dezoito anos. 

06- Por que o processo de adoção é tão demorado?
Grande parte dos candidatos a pais adotivos manifesta o desejo de adotar bebês meninas e brancas, sendo que a maioria das crianças em situação de adoção dificilmente corresponde a essas características. Além disso, a proporção de crianças abrigadas em condições legais para adoção é reduzida. E, por último, é preciso respeitar o tempo e as medidas necessárias para ocorrer a destituição do poder familiar.

07- O que é adoção pronta ou direta?
É a adoção em que a mãe biológica determina para quem deseja entregar o seu filho. Na maioria dos casos, a mãe procura a Vara da Infância e da Juventude, acompanhada do pretendente à adoção, para legalizar uma convivência que já esteja acontecendo de fato. É um tema bastante polêmico. Há juízes que entendem que a adoção pronta é sempre desaconselhável, pois é difícil avaliar se a escolha da mãe é voluntária ou foi induzida ou se os pretendentes à adoção são adequados, além da possibilidade de uma situação de tráfico de crianças

08- A pessoa que encontra um bebê abandonado pode adotá-lo?
A Vara da Infância e da Juventude, que mantém um cadastro de pessoas que estão aguardando a chegada de uma criança, é quem irá avaliar o que será melhor para tal bebê

Criação: Antonio Carlos, Jeissy Moraes, Fernando Ferreira, Erika Karoliny e Jeferson Luiz.
Fonte: http://www.portaldaadocao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário